mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Mais que Cuidar

Ortopedia Universo Senior
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal

Contacte-nos
sembarreiras

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Contacte-nos

Autor Tópico: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência  (Lida 1013 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #15 em: 02/12/2017, 20:39 »
‘Deficiência Inclusiva’ em mostra solidária
BRAGA


autor
Marta Amaral Caldeira

Momentos informativos e de orientação, experiências partilhadas e um sem número de diversões - assim vai ser a inciativa ‘Diferença Inclusiva’, pro- movida pela Need Cooperativa em parceria com a Câmara Municipal de Braga, para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, amanhã.
O pavilhão da EB 2,3 Francisco Sanches é o palco desta ‘maratona’ dedicada à pessoa com deficiência, que ao longo de 12 horas promoverá palestras, workshops, sessões de esclarecimento, experiências e demonstrações diversas com o objectivo maior de mostrar à sociedade as capacidades de quem vive com deficiência.
Loide Hardman, presidente da Need Cooperativa, indicou, ontem, em conferência de imprensa, que “ainda existe muita falta de informação”, principalmente sobre os projectos para a área da deficiência que já existem no terreno pela ‘mão’ de várias instituições e que, no seu entender, é importante serem divulgadas - alguns dos quais até na área médica, como a neurologia, gastroenteorologia e pedopsiquiatria.
A responsável disse, também, que esta iniciativa servirá também para a própria Need Cooperativa mostrar o trabalho que está a desenvolver nesta área, sobretudo através dos seus dois projectos ‘Nee’d for Dance’ e ‘Nee’d for Fashion’ - nos quais estão envolvidas mais de uma centena de pessoas, 

 a maioria das quais de Braga, mas também de fora, mais especificamente de Santa Maria da Feira, Póvoa de Varzim e Póvoa de Lanhoso.

A mostra sobre a deficiência vai pôr a descoberto os vários problemas que existem e as possíveis soluções que poderão ajudar as pessoas com deficiência de alguma forma.

A Câmara Municipal de Braga associa-se à iniciativa ‘Diferença Inclusiva’ da Need Cooperativa, mas a vereadora de Saúde e Bem-Estar, Sameiro Araújo garante que a programação do município será realizada no início do próximo ano e verterá, sobretudo, sobre a área do desporto inclusivo - inserida também no âmbito do programa Braga - Cidade Europeia do Desporto.

“Esta é uma causa importante, à qual o município se associa, e fazemos questão de parabenizar o trabalho que a Need Cooperativa tem vindo a realizar, e por isso esperamos que a comunidade adira a este evento também, porque ao trabalharmos todos juntos conseguimos mudar vontades e ir mais além nos apoios que é preciso para esta área”, assinalou a vereadora.
É por todos estes motivos que o Agrupamento Francisco Sanches é parceiro. “A nossa escola está sempre aberta para apoiar estas iniciativas, sobretudo no que diz respeito a dar força a esta causa da deficiência e a todas as instituições voluntariosas que a apoiam”, disse o director, Jorge Amado.


Correio do Minho
 

Online SLB2010

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #16 em: 05/12/2017, 11:48 »
Jovens com deficiência aprendem a ser jardineiros e viveiristas em Cascais

dom, 3 dez


Este domingo assinala-se o Dia Internacional da Pessoas com Deficiência. A inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência continua a ser uma luta das instituições que dão formação a estes jovens. No concelho de Cascais, por exemplo, a Cercica, tem por ano uma centena de pessoas que aprendem uma profissão, mas apenas 33 por cento conseguem um emprego


Fonte: RTP   http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/jovens-com-deficiencia-aprendem-a-ser-jardineiros-e-viveiristas-em-cascais/5a23f65d0cf2a02f9af9e56c
 

Online Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #17 em: 06/12/2017, 22:14 »
Monção: Abraço solidário assinala Dia da Pessoa com Deficiência
ALTO MINHO
2017-12-05visitas (239)comentários (0)


O Agrupamento de Escolas de Monção, com o apoio da Câmara Municipal de Monção, assinalou ontem o Dia internacional da Pessoa com Deficiência, promovendo várias actividades na Praça Deu-la-Deu Martins e nos estabelecimentos de ensino do concelho. Contando com a participação da APPACDM, o ponto comum foi uma caminhada e um abraço solidário, seguindo-se um espectáculo de dança e música a cargo da ‘Dinamikorpus Gym’.

Presente no local, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, referiu que a comemoração simbólica desta data teve como finalidade consciencializar e sensibilizar a população monçanense para a questão da inclusão e mobilidade.

 O autarca referiu que “o mais importante é estarmos atentos e partilharmos este caminho com as instituições locais e sociedade civil“, reforçando que “a inclusão faz-se com todos” e congratulando-se com “a participação activa da escola na minimização desta temática”.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi igualmente comemorado no Jardim de Infância de Cortes, Escola Básica da Estrada, em Mazedo, na Escola Básica de Pias e Escola Integrada de Tangil. Os alunos envolveram-se num abraço solidário, seguindo-se leitura de mensagens e poemas.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi instituído pela ONU em 1992.


Correio do minho
 

Online Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #18 em: 06/12/2017, 22:37 »
VÍDEO E FOTOS: MARCHA INCLUSIVA PERCORREU RUAS DE GUIMARÃES



SOCIEDADE6 DE DEZEMBRO, 2017 12:01
Esta quarta-feira realizou-se em Guimarães a Marcha Inclusiva.

A iniciativa inseriu-se nas actividades que assinalam o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
A marcha que decorreu esta manhã registou ampla participação de pessoas integradas nas respostas sociais e nas escolas do Concelho, que apelaram, uma vez mais, para a necessidade de se observarem os seus direitos.

A Marcha partiu do Paço dos Duques de Bragança, percorreu algumas das principais artérias da Cidade e concluiu o seu percurso no Largo Cónego José Maria Gomes, onde se localiza a Câmara Municipal, onde decorreu uma largada de pombos e foi feita a leitura do Pregão.
Refira-se que ainda no âmbito das comemorações, entre quinta-feira e domingo, a comunidade de jovens surdos realiza em Guimarães o seu Encontro Nacional.






 



 
 

Online Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
« Responder #19 em: 07/12/2017, 21:44 »
SANTARÉM | JOVENS COM E SEM DEFICIÊNCIA PARTICIPAM EM INICIATIVAS PELA INCLUSÃO NO CENTRO DE EXPOSIÇÕES
Por Agência Lusa -  Dez 6, 2017

Crianças com e sem deficiência participam esta semana num conjunto de iniciativas, em vários concelhos do distrito de Santarém, que visam “fixar a atenção nas qualidades do outro”, promovendo a integração, disse o coordenador da Rede Social da região.

 
Com o destaque da comemoração a decorrer na quinta-feira, dia 7 de dezembro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, as Plataformas Supraconcelhias da Rede Social da Lezíria e do Médio Tejo, daquele distrito, têm vindo a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) desde sábado, em iniciativas realizadas em conjunto por crianças e jovens portadores ou não de deficiência, disse à Lusa Tiago Leite, diretor distrital da Segurança Social.

A tarde de quinta-feira, dia 7 de dezembro, será dedicada a “Diálogos Inclusivos na Deficiência”, com o debate de temáticas sobre “Quem cuida no distrito”, “Porque quem cuida deve ter cuidado!”, “E nós? – práticas de participação” e “Que inspirações e desafios para o futuro?”.

À noite realiza-se uma gala que assume o tema da comemoração deste ano, “Todos Temos um Dom”, e que vai juntar em palco jovens de seis instituições e agrupamentos de escolas para a peça de teatro “Aquele que…”, a que se seguirá um espetáculo musical com um coro constituído por pessoas com deficiência e o coro do Instituto Politécnico de Santarém, culminando com a atuação de David Antunes.

As comemorações envolvem as 14 instituições do distrito que trabalham com pessoas portadoras de deficiência e ainda os agrupamentos escolares, tendo as atividades desenvolvidas promovido a interação entre as crianças que frequentam o primeiro ciclo de escolaridade e os utentes das instituições.

“Quanto mais jovem se aprender a respeitar a diferença, maior será a integração”, disse Tiago Leite à Lusa, sublinhando que o vasto conjunto de instituições e entidades que integram as Plataformas Supraconcelhias decidiu centrar a comemoração desta data na valorização das qualidades e capacidades de cada um, “o que vale para as atividades” promovidas, mas, “sobretudo, para a vida”.

O programa contou com espetáculos de teatro e dança, atividades desportivas, jogos tradicionais e “sem barreiras” e uma missa, nas localidades de Ourém, Fátima, Rio Maior, Entroncamento, Abrantes, Santarém, Tomar e Benavente.

Ao longo do dia de hoje, as instituições promovem um dia aberto à comunidade, recebendo a visita de quem queira conhecer de perto o trabalho que desenvolvem, sublinhou.


Fonte: http://www.mediotejo.net/santarem-jovens-com-e-sem-deficiencia-participam-em-iniciativas-pela-inclusao-no-centro-de-exposicoes/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo