Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Últimas Mensagens

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Atletismo / PORTUGAL NO TOP 6 DO GRAND PRIX NO DUBAI
« Última mensagem por migel em 18/02/2026, 13:17 »
PORTUGAL NO TOP 6 DO GRAND PRIX NO DUBAI

 2 dias ago Helena Santos


Foto: Comite Paralímpico Portugal

Portugal encerrou, sexta-feira, a sua participação no World Para Athletics Grand Prix, realizado no Dubai, com um balanço altamente positivo, fruto das várias medalhas conquistadas e da afirmação de uma nova geração de talentos no atletismo adaptado.


Mamudo Baldé foi um dos grandes protagonistas da delegação nacional, ao conquistar a medalha de ouro nos 100 metros T54, com o tempo de 14,28 segundos.

O atleta arrecadou ainda a medalha de prata nos 400 metros T54, ao registar 46,21 segundos, estabelecendo um novo recorde pessoal.

Também em grande plano esteve Olávio Correia, que arrecadou o ouro no lançamento do peso F32, com a marca de 8,02 metros.

O atleta terminou ainda a sua participação na prova de lançamento do club F32 na quinta posição, com 21,98 metros.

Ivan Pedro garantiu a medalha de prata nos 400 metros T46 (52,19 s), enquanto Carla Mendes subiu ao pódio ao conquistar o bronze no lançamento do peso F20, com 10,74 metros.

Hélder Mestre alcançou igualmente o segundo lugar nos 200 metros T51, com 47,14 segundos, e foi quarto classificado nos 100 metros T51/53, com o tempo de 25,55 segundos.

No lançamento do peso F20 feminino, Mariana Silva (4.ª classificada, com 10,02 m) e Mónica Silva (6.ª, com 8,75 m) evidenciaram elevado nível competitivo.

Na prova masculina da mesma classe, Leonardo Silva terminou na quarta posição, com 10,39 metros.


Fonte: https://www.opraticante.pt/portugal-no-top-6-do-grand-prix-no-dubai/
2
Equipa de futsal adaptado do Santa Clara conquista Taça de Portugal
 


É mais uma conquista para o desporto açoriano.

A equipa de futsal adaptado do Santa Clara conquistou a Taça de Portugal, prova realizada em São João da Madeira.

Depois de na meia-final ter derrotado o Clube Desportivo “Os Especiais” da Madeira por 6-2, o Santa Clara venceu, no jogo da final, o Clube Gaia por 4-1.

Conseguiu, assim, revalidar o título que já tinha conquistado no ano passado.

Paulo Borges, treinador do Santa Clara, diz que é um momento de felicidade e enorme orgulho.



Fonte: RTP
3
Voto de congratulação às atletas do desporto adaptado do Santa Clara pelas seis medalhas de ouro

16/02/2026



A Câmara de Ponta Delgada aprovou um voto de congratulação às atletas do Clube Desportivo Santa Clara Maria Vicente, Tatiana Couto, Ana Sofia Carvalho e Maria Maia pelas seis medalhas de ouro nos Campeonatos Nacionais de Pista Curta.

Segundo um comunicado da autarquia, o voto de congratulação foi aprovado por unanimidade e destaca a participação das atletas açorianas nos Campeonatos Nacionais de Pista Curta ANDDI – Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual.

O município também reconhece “o trabalho consistente e meritório da equipa técnica, em particular do treinador Paulo Borges, cujo empenho tem sido determinante para o crescimento sustentado do desporto adaptado no seio do clube”.


Fonte: https://jornalacores9.pt/2026/02/16/voto-de-congratulacao-as-atletas-do-desporto-adaptado-do-santa-clara-pelas-seis-medalhas-de-ouro/
4
Voltarei a casa para o meu funeral»: o relato comovente de campeão paralímpico

18 Fevereiro 2026 11:49

David Smith revela que batalha contra o cancro está «a chegar ao fim»Créditos:Tomás Moreira


David Smith partilhou que lhe restam apenas alguns meses de vida
David Smith, medalhista de ouro de canoagem adaptada nos Jogos Paralímpicos de 2012, revelou que ficou completamente paralisado nas últimas semanas e que os médicos lhe dão apenas mais quatro meses de vida, através de uma publicação comovente nas redes sociais.

A mensagem foi ditada da sua cama no hospital, utilizando tecnologia de controlo por voz, para informar pessoalmente os fãs de que a sua longa batalha contra o cancro está a chegar ao fim.


O paralímpico de 47 anos afirma ao jornal Strathspey Herald que não regressará a casa – exceto para o seu próprio funeral. Há muito que luta contra um tumor na coluna vertebral, que se espalhou para o cérebro.

«Esta quinta-feira fui transferido para cuidados paliativos, restam-me apenas alguns meses. Lutarei até à última gota de esperança no meu corpo, mas tenho de estar ciente de que o meu tempo, mais cedo ou mais tarde, se esgotará», diz Smith.

Uma longa batalha contra a doença
David nasceu em abril de 1978, na Escócia, com uma deformidade congénita nos pés. Na infância, passou por inúmeras cirurgias, durante as quais os seus ossos foram repetidamente partidos e depois reposicionados. Foi diagnosticado com cancro várias vezes.

Em 2010, foi submetido a uma cirurgia para remover um tumor na medula espinhal, o que o deixou temporariamente paralisado. Devido a um novo tumor, teve de cancelar a sua participação nos Jogos do Rio 2016, onde planeava competir como ciclista. Em 2018, revelou que os médicos o tinham avisado de que uma cirurgia para remover um tumor que pressionava a medula espinhal poderia deixá-lo paralisado do pescoço para baixo.

Apenas algumas horas depois de receber essa notícia, marcou presença na cerimónia dos Team Scotland Scottish Sports Awards, onde recebeu um prémio. As consequências dessa operação foram, felizmente, apenas temporárias, e o seu estado melhorou nos anos seguintes.


Um tumor do tamanho de uma laranja
Em agosto de 2023, começou a notar visão turva, fadiga e dores de cabeça. Inicialmente, atribuiu os sintomas a um excesso de tempo a ver televisão durante a recuperação de uma costela partida. Só depois de ser persuadido por familiares, em outubro, é que procurou um médico.

Após o diagnóstico, foi urgentemente encaminhado para uma cirurgia de seis horas, durante a qual lhe foi removido um tumor do tamanho de uma laranja. Pouco depois, teve de ser submetido a outra intervenção de emergência devido à acumulação de líquido no cérebro. Os médicos confirmaram que o maior tumor era benigno, mas Smith recebeu radioterapia para reduzir os dois crescimentos restantes detetados durante o tratamento.

«Sei que é difícil ouvir isto, especialmente para os meus amigos e todos os que me apoiaram após a cirurgia cerebral. Tudo o que quero é voltar para casa mais uma vez. Não pensei que a próxima vez que voltaria para casa seria apenas para o meu próprio funeral. Na quarta-feira de manhã, comecei a sentir-me um pouco pior do que o habitual, e às 15h já estava completamente paralisado do pescoço para baixo», relata.

Tudo aconteceu muito rapidamente, acrescenta: «É um pouco louco que tenha começado a semana no ginásio, viajado para a Holanda onde me encontrei com representantes da Nike, e a termine imóvel num leito hospitalar. Acho que isto é mais difícil para a minha família e amigos do que para mim, porque, na verdade, tive a oportunidade de me preparar para este momento durante toda a minha vida.»



Fonte: A Bola
5
Larry tem o meu voto. O gato mais famoso do Reino Unido faz 15 anos

Notícias ao Minuto
15 Fevereiro 2026 17:09



"Larry tem o meu voto." O gato mais famoso do Reino Unido faz 15 anos Créditos:BEN STANSALL/AFP via Getty Images

Já seis primeiros-ministros do Reino Unido passaram pelo número 10 de Downing Street desde que o gato Larry foi adotado, em 2011. Este domingo, o "Caçador-Chefe de Ratos" celebra 15 anos (que, em anos humanos, equivalem a 77).

O gato Larry, que mora na sede do governo britânico, celebra este domingo o seu aniversário. O animal, que já protagonizou vários momentos marcantes no número 10 de Downing Street, faz 15 anos (que, em anos humanos, equivalem a 77).

Ainda que os governos mudem, Larry continua na sede do governo e, de acordo com o que lembra a Associated Press (AP), foram já seis os primeiros-ministros que assumiram o cargo desde que Larry está lá.

"Os índices de aprovação do gato Larry serão muito altos", disse à AP Philip Howell, professor da Universidade de Cambridge que estuda a história das relações entre humanos e animais. "E os primeiros-ministros geralmente não atingem esses números", afirmou, acrescentando que o animal "representa a estabilidade e que isso é algo muito valioso."

Note-se que o animal já foi mesmo estampado em artigos para venda, onde está inscrita a frase: "Larry tem o meu voto".

Como foi Larry parar à casa mais conhecida do Reino Unido?

O gato foi para a Downing Street em 2011, quando David Cameron assumiu o cargo de primeiro-ministro. De acordo com o site oficial do governo britânico, Larry foi o primeiro gato a receber o título de "Caçador-Chefe de Ratos". Uma vez foi também 'apanhado' pela câmara com um pombo, que depois conseguiu fugir.

"Larry veio do abrigo Battersea Dogs & Cats Home por recomendação devido às suas habilidades na caça de ratos. Juntou-se à família do número 10 e causou um impacto significativo", lê-se.

O governo britânico destaca ainda que muitas vezes este animal capta a atenção dos jornalistas, tendo já desta forma ganhado a atenção nacional dos britânicos, que "enviam-lhe prendas diariamente."

"Ótimo a aparecer de surpresa"

Justin Ng, um fotógrafo freelancer que já está habituado a Larry há anos disse, citado pela AP, que o animal é "ótimo a aparecer de surpresa em fotografias."

"Se um líder estrangeiro está prestes a visitar o país, sabemos que ele vai aparecer exatamente no momento do encontro", afirmou.

"Larry passa os dias a receber os visitantes em casa, a inspecionar a segurança e a testar quão cómodos os móveis são para dormir a sesta. As suas responsabilidades diárias também incluem pensar numa solução para a infestação de ratos na casa. Larry diz que isso ainda está 'em fase de planeamento tático'", lê-se.

Segundo refere a AP, o animal dá pouca confiança aos homens, não sendo particularmente amigável. Escreve e agência de notícias que, apesar disso, "simpatizou" com o antigo chefe de Estado dos EUA Barack Obama e conseguiu "arrancar um sorriso" ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Quando Trump visitou o número 10, o animal foi também fotografado a descansar debaixo do carro oficial.

"Ele é mais amoroso do que um lutador", disse ainda à AP Justin Ng, contando que ele é "muito bom no que faz: relaxar e mostrar que é muito tranquilo."

Segundo explica a AP, a relação com outros animais também não é muito confortável, vivendo afastado dos gatos do atual primeiro-ministro, Keir Starmer. Estes, JoJo e Prince, vivem na casa privada. Também com Dilyn, o jack russel de Boris Johnson, a relação não era muito agradável.

Veja as imagens do gato clicanco no nlink oficial da noticia em baixo

Maximus, o gato do primeiro-ministro belga que é uma sensação na internet

Maximus Textoris Pulcher foi adotado pelo primeiro-ministro belga, Bart De Wever, em agosto de 2025. Desde então, tornou-se uma estrela nas redes sociais e conta com mais de 142 mil seguidores no Instagram.

Notícias ao Minuto | 18:07 - 12/01/2026


Fonte de imagem: sapo.pt




Fonte: sapo.pt                         Link: https://sapo.pt/artigo/larry-tem-o-meu-voto-o-gato-mais-famoso-do-reino-unido-faz-15-anos-699200896480661f468d6241
6
ULS Lezíria assinala Dia Mundial da Audição com sessões dedicadas à surdez infantil


Notícias do Sorraia
16 Fevereiro 2026 18:12

ULS Lezíria assinala Dia Mundial da Audição com sessões dedicadas à surdez infantil


A Unidade Local de Saúde da Lezíria, através da sua equipa de audiologistas integrada no Serviço de Otorrinolaringologia, vai assinalar o Dia Mundial da Audição, celebrado a 3 de março, com a iniciativa “Surdez Infantil”, centrada na promoção da saúde auditiva em idade pediátrica. As sessões decorrem no próprio dia 3 de março, entre as [...]
A Unidade Local de Saúde da Lezíria, através da sua equipa de audiologistas integrada no Serviço de Otorrinolaringologia, vai assinalar o Dia Mundial da Audição, celebrado a 3 de março, com a iniciativa “Surdez Infantil”, centrada na promoção da saúde auditiva em idade pediátrica.

As sessões decorrem no próprio dia 3 de março, entre as 09h30 e as 13h00, no Auditório do Hospital Distrital de Santarém, e destinam-se a profissionais da ULS Lezíria e a outros interessados, sendo a inscrição obrigatória.


A iniciativa contará com a participação de Melissa Cravo, presidente da Associação Portuguesa de Audiologistas, e incluirá a apresentação de um Projeto Piloto de Rastreio Auditivo Escolar desenvolvido na ULS Lezíria. O programa prevê ainda a atualização de conhecimentos sobre exames audiológicos em idade pediátrica e sobre processamento auditivo central, reforçando a articulação entre diagnóstico e intervenção precoce. Está igualmente agendada uma sessão dedicada ao papel da terapia da fala na surdez infantil.

A audiologia integra o Serviço de Otorrinolaringologia da ULS Lezíria desde 1996, contando atualmente com três audiologistas dedicadas à prevenção, diagnóstico e reabilitação auditiva e vestibular.

Desde outubro de 2005, a unidade assegura o Rastreio Auditivo Neonatal Universal, permitindo a deteção precoce da surdez congénita em recém-nascidos. Este acompanhamento possibilita uma intervenção atempada, com o objetivo de minimizar os impactos da perda auditiva no desenvolvimento da criança e na sua inclusão escolar e social.

Fonte: Sapo.pt
7
Melhores atletas da modalidade participam no Open de Natação Adaptada em Quarteira
 2026-02-16 19:13

A prova realiza-se nas Piscinas Municipais de Quarteira, nos dias 21 e 22 de fevereiro, com a 1.ª sessão às 16h00 e a 2.ª sessão às 09h30, reunindo alguns dos melhores nadadores nacionais.

Numa enviada ao Algarve Primeiro da Associação de Natação do Algarve, diz tratar-se de uma prova de elevado nível competitivo «que reforça o compromisso com a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e da excelência desportiva».

A associação realça que, o evento conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé e da Região de Turismo do Algarve, «entidades que reconhecem a importância estratégica da realização de eventos desportivos desta natureza para a valorização da modalidade e para a promoção da região», conclui.



Fonte: https://www.algarveprimeiro.com/d/melhores-atletas-da-modalidade-participam-no-open-de-natacao-adaptada-em-quarteira/65372-3
8
Natação / Natação Adaptada: APPACDM CB conquista vários pódios em Loures
« Última mensagem por migel em 17/02/2026, 12:18 »
Natação Adaptada: APPACDM CB conquista vários pódios em Loures

Miguel Malaca
Publicado: 16 de Fevereiro, 2026


Realizou-se este mês nas Piscinas Municipais de Loures a primeira etapa do Circuito Nacional de Natação do Special Olympics Portugal. A instituição albicastrense esteve representada por 4 atletas.
Para além dos nadadores, Isabel Lourenço, João Gil, Raquel Mendes e Rafaela Louro, também estiveram presentes os técnicos, Ana Raquel Gonçalves e Pedro Pires.

Em termos de resultados, os destaques são os seguintes:

Nível 1 (mais alto):

Rafaela Louro venceu as provas de 100m e 50m Livres e 50m Mariposa.

Raquel Mendes foi primeira classificada nos 200m Livres e nos 50m Livres (nível 2), tendo conquistado ainda a medalha de bronze nos 100m Livres (nível 2).

Isabel Lourenço ficou em primeiro, na prova de 25m Costas e 2º lugar (nível 1), na competição de 25m Livres.

No escalão masculino, João Gil, ficou enquadrado no nível 2 (25m Livres), onde alcançou o 1º lugar.

No que diz respeito à estafeta, a equipa da APPACDM Castelo Branco, realizou a prova em conjunto com o nadador Pedro Passos da Fundação AFID Diferença, tendo conquistado a medalha de ouro.

A prova organizada pelo Special Olympics Portugal, tem apoio do Programa Nacional Desporto para Todos do IPDJ, Instituto Nacional de Reabilitação, GesLoures e Município de Loures.

Participaram 40 nadadores de todo o país.



Fonte: https://rcb-radiocovadabeira.pt/natacao-adaptada-appacdm-cb-conquistam-varios-podios-em-loures/
9
Diogo Carmona vai representar Portugal nos Jogos Paralímpicos de Inverno pela primeira vez

Vai participar na competição de snowboard

Diogo Jesus


Diogo Carmona representará Portugal nos Jogos Paralímpicos de Inverno
• Foto: CPP

O snowboarder Diogo Carmona, de 28 anos, vai representar Portugal nos Jogos Paralímpicos de Inverno Milão-Cortina2026, tornando-se o primeiro atleta luso a participar na competição, anunciou esta segunda-feira o comité nacional.

Em comunicado, o organismo sublinha em comunicado que se trata de "um feito histórico para o desporto paralímpico nacional", indicando que a missão portuguesa em Itália será chefiada pelo presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Pedro Flávio.


"A presença de Diogo Carmona nos Jogos Paralímpicos de Inverno (...) reforça o compromisso de Portugal com a promoção da excelência desportiva, da inclusão e da representação internacional, abrindo caminho para uma nova etapa no percurso do movimento paralímpico nacional", salienta o Comité Paralímpico de Portugal.

A entidade acrescenta que a participação portuguesa em Milão-Cortina2026 representa ainda "um passo significativo na estratégia de desenvolvimento das modalidades de inverno" no país.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2026 decorrem entre 06 e 15 de março, nas cidades italianas de Milão e Cortina d'Ampezzo, reunindo "os melhores atletas do mundo numa competição que se destaca pela excelência, inclusão e espírito desportivo".

Diogo Carmona, que participou em várias séries televisivas e é skater, foi atropelado por um comboio em 2019, acidente que levou à amputação de parte da perna esquerda.



Fonte: Record

Páginas: [1] 2 3 ... 10


Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo