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Jogos Paralímpicos / Provas de triatlo dos Paralímpicos adiadas um dia
« Última mensagem por Nandito em 01/09/2024, 11:01 »
Provas de triatlo dos Paralímpicos adiadas um dia

Lusa
1 set 2024 04:14




Todas as provas de triatlo dos Jogos Paralímpicos Paris2024 marcadas para hoje foram adiadas para segunda-feira, "como medida de precaução" devido a dúvidas sobre a qualidade da água do rio Sena, anunciou a organização.

As 11 provas previstas no programa, que incluem uma secção de natação no rio parisiense, devem acontecer na segunda-feira, depois de a chuva ter regressado à capital francesa há dois dias, acrescentou a organização esta madrugada.

A decisão vai afetar Filipe Marques, de 26 anos, o primeiro triatleta português a participar em competições paralímpicas.

No triatlo paralímpico, os atletas cumprem 20 quilómetros de bicicleta, cinco quilómetros de corrida e 750 metros de natação, este último setor nas águas do rio Sena.

As condições do rio foram uma constante dor de cabeça durante os Jogos Olímpicos Paris2024, tendo mesmo obrigado ao cancelamento de treinos das provas de natação do triatlo, ao adiamento por um dia da prova masculina e ao cancelamento de um treino de natação em águas abertas.

Além da qualidade da água, o treinador André Campos disse à agência Lusa, a 25 de agosto, que a forte corrente do rio, visível nas provas olímpicas de triatlo, pode ser um problema acrescido, atendendo ao facto de estarem em competição alguns atletas com limitações nos membros superiores.

O treinador, que assume que a natação "é o melhor segmento do Filipe", refere que o percurso escolhido para a prova, "no coração de Paris, é muito bonito", mas alerta para a necessidade "de a saúde dos atletas ter de estar em primeiro lugar.

O Comité Olímpico de Portugal disse que os portugueses Vasco Vilaça e Melanie Santos desenvolveram sintomas de infeção gastrointestinal, depois de terem disputado as provas de triatlo no rio Sena.

Lembrando que os dois últimos campeonatos da Europa foram disputados no modelo duatlo, devido à qualidade da água, e que o evento teste dos Jogos, previsto para Paris, não se realizou, André Campos entende que a organização poderia encurtar a prova de natação, ou fazê-la a favor da corrente.

"É uma estreia, não queremos pôr as expectativas muito elevados. O Filipe vai como número nove do ranking. Dentro de mais de uma centena de atletas que estão no ranking, estar nos melhores 10 já é uma conquista por si só", disse Campos.

O técnico admitiu que, depois de conseguir estar entre os melhores, "tudo o que vier é bom", assumindo um objetivo maior: "Entrar no top 5 seria um excelente resultado".

VQ (AO/NFO) // VQ

Lusa/Fim





Fonte: sapo.pt                   Link: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/provas-de-triatlo-dos-paralimpicos-adiadas-um_66d3ddc7cbcd6f4265a1c53a
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Medidas excecionais e temporárias com vista a dotar os estabelecimentos públicos de educação e ensino de pessoal docente e de técnicos especializados

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 51/2024 que estabelece medidas excecionais e temporárias na área da educação, com vista a dotar os estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, na dependência do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, de pessoal docente e de técnicos especializados necessários à garantia do direito dos alunos à aprendizagem.


Publicada por João Adelino Santos
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Especialistas em desenvolvimento infantil analisaram mais de 100 estudos sobre ecrãs e crianças. Aqui estão as suas 4 conclusões práticas para os pais

Como pai de um futuro adolescente, posso afirmar que todos os pais que conheço estão preocupados com os filhos e os ecrãs.

Com manchetes constantes sobre a crise de saúde mental dos jovens e um desfile de especialistas a sugerir que a tecnologia é, pelo menos, parte da explicação, basicamente todos os pais - incluindo os pais empresários - se perguntam: “Qual é a abordagem certa quando se trata de crianças e ecrãs?”

Fazer esta pergunta é óbvio. Responder-lhe, infelizmente, não é.

A maior parte dos conselhos que existem baseiam-se em dados limitados ou defeituosos, são motivados pelo pânico ou são muito contestados. Mas uma análise recente de mais de 100 estudos oferece aos pais pelo menos algumas recomendações baseadas em dados.

Porque é tão difícil obter conselhos definitivos sobre crianças e ecrãs

Apesar de haver um milhão de artigos e livros com títulos como “Os smartphones arruinaram uma geração?” e “A Geração Ansiosa” à distância de uma pesquisa no Google, os especialistas que os escrevem não conseguem chegar a acordo sobre os conselhos práticos para os pais.

Deve-se proibir as redes sociais antes dos 16 anos, como sugere o psicólogo da NYU e autor de Geração Ansiosa, Jonathan Haidt? Ou ouvir os estudos e os especialistas que dizem que assumir um papel demasiado ativo na gestão do tempo de ecrã dos seus filhos priva-os da oportunidade de aprenderem a geri-lo sozinhos?

Esta confusão não é inteiramente culpa dos especialistas. Como explicou Emily Oster, uma economista conhecida por traduzir investigações complicadas em conselhos práticos para os pais, é ética e logisticamente impossível conceber um estudo que atribua aleatoriamente a algumas crianças oito horas por dia de TikTok e YouTube e as compare com crianças que são forçadas a não usar tecnologia.

Em vez disso, os investigadores são obrigados a observar o mundo real, que é extremamente confuso e complicado.

“No final, eu diria que não aprendemos quase nada com trabalhos que utilizam dados como este”, insiste Oster.

Ainda assim, os pais têm de tomar decisões. Na ausência de um estudo definitivo controlado aleatoriamente, onde é que podem procurar orientação? Os estudos individuais, como observa Oster, podem não valer muito, mas se juntarmos uma centena deles e procurarmos resultados consistentes, podemos fazer melhor.

Foi precisamente o que fez a equipa responsável por um novo estudo publicado no JAMA Pediatrics. Os investigadores analisaram mais de 100 estudos que analisaram mais de 100.000 crianças de todo o mundo para encontrar sugestões apoiadas pela investigação sobre a forma como os pais podem ajudar as crianças mais pequenas a utilizar os ecrãs de modo a promover a saúde e o bem-estar. Encontraram quatro:

1. Vejam juntos.

“Os estudos que analisámos mostram que, se as crianças e as pessoas que cuidam delas utilizarem os ecrãs em conjunto (também designados por covisionamento ou co-utilização), isso é benéfico para as capacidades de pensamento e raciocínio das crianças. É especialmente benéfico para o seu desenvolvimento linguístico”, referem os coautores do estudo no The Conversation.

Sei, por experiência própria, que pedir aos adultos que engulam doses significativas de Peppa Pig ou Daniel Tiger pode ser difícil. Mas se o conseguirmos fazer, os investigadores insistem em fazer perguntas como: “Porque é que o Bluey escondeu isso do Chilli?” ou “Como é que achas que o Bingo se está a sentir agora?” pode ajudar a levar a uma aprendizagem no mundo real.

Este estudo em particular não abrangeu os pré-adolescentes e os jovens mais velhos, que podem ter problemas quando se tenta sentar e apreciar a última produção do MrBeast com eles. Mas é lógico que, também para este grupo, discutir assuntos como a economia da atenção e a enorme diferença entre a forma como as pessoas se apresentam online e na vida real só pode ser bom para a sua saúde mental e desenvolvimento.

2. Escolher conteúdos adequados à idade.

Não se trata de um conselho que faça tremer a terra, mas os investigadores sublinham a importância de desempenhar um papel ativo na escolha de conteúdos de qualidade que sejam cuidadosamente concebidos para a idade do seu filho. As perguntas que os pais podem fazer a si próprios incluem

    Para que idade ou fase de desenvolvimento foi concebido o conteúdo?
    Promove a aprendizagem e o desenvolvimento?
    Estimula o jogo imaginativo e a criatividade no mundo real? (A minha filha passou literalmente dois anos a encenar o videoclip “Roar” da Katy Perry com objectos da sua caixa de disfarces, por isso a definição aqui pode ser mais ampla do que pensa).
    O conteúdo tem mensagens sociais positivas?
    Incentiva o movimento, como dançar ao som da música? (Katy Perry está a pontuar novamente.)

“Os pais podem utilizar guias fiáveis como os da Common Sense Media se tiverem dúvidas”, acrescentam os investigadores.

3. Não deixe que os ecrãs se interponham entre si e o seu filho.

Não são só as crianças que podem ter relações problemáticas com os seus ecrãs - os pais também podem. E os seus filhos apercebem-se disso. Por isso, não se pergunte apenas quais as barreiras que precisa de colocar no tempo de ecrã da sua família. Pergunte se também precisa de colocar algumas no seu próprio tempo de ecrã.

“No nosso estudo, as crianças tinham melhores competências sociais, comportamento e capacidade de regular as suas emoções quando os pais evitavam a utilização do ecrã durante as interações e rotinas, como as refeições em família”, referem os investigadores, sublinhando o óbvio: ”Quando os pais estão distraídos, isso pode afetar a qualidade e a quantidade de interações com os filhos.”

4. Não deixe a televisão ligada em segundo plano.

Ter um programa aleatório da Disney a passar em segundo plano enquanto faz o seu dia pode parecer inofensivo, mas “a televisão de fundo pode desviar a atenção da criança das brincadeiras e da aprendizagem. A nossa investigação revelou que as crianças tinham melhores capacidades de pensamento, raciocínio e linguagem quando havia menos televisão de fundo em casa”, alertam os investigadores. Por isso, se não estiver a ver televisão ativamente, desligue-a.

Esta investigação destina-se a pais de crianças mais novas, pelo que não responderá a algumas das questões mais prementes sobre crianças e ecrãs. Mas Oster oferece uma estrutura para pensar em questões sobre o tempo de ecrã para qualquer idade, com base na ideia de custo de oportunidade - o que é que os seus filhos estão a perder por causa do tempo de ecrã?

Infelizmente, porém, não existe uma orientação única e definitiva sobre esta questão espinhosa. Famílias e crianças diferentes precisam de coisas diferentes. Isto abre espaço para muitos títulos de pânico sobre estudos contraditórios. Estas orientações específicas podem não ser exaustivas, mas são, pelo menos, acionáveis e genuinamente apoiadas pela ciência.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Fonte: INC. por indicação de Livresco
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 Escola organizada para o insucesso educativo – a lenta evolução de uma prática

A escola está organizada para produzir o insucesso educativo. Esta foi a tese defendida por João Formosinho com um alargado conjunto de argumentos, numa conferência proferida em 1987, no âmbito da Comissão Reforma do Sistema Educativo criada pelo ministro João de Deus Pinheiro (1986) e que conviveu com o tempo da conhecida reforma de Roberto Carneiro (1987-1991).

Esta tese gerou polémica, tendo até gerado a mudança de título (de insucesso para sucesso). Mas a demonstração era irrefutável. As causas estruturais desta produção reportavam-se às três funções básicas da escola (instruir, socializar e estimular as jovens gerações) e tinham a ver, em síntese, com o “modelo curricular único e pronto a vestir”, a pedagogia da impessoalidade e da transmissão, o comando e o controlo centralizado, a funcionarização dos professores, o predomínio de uma instrução que ignorava a emoção e a socialização, a desterritorialização das escolas. Estes argumentos ganhavam consistência com as taxas altíssimas de abandono escolar (mais de 50%) e de retenção e desistência (na década de 80 e 90 do século XX com valores médios a rondar os 20%). A escola para todos não era, de facto, para todos e servia, sobretudo, as elites.

Passados 37 anos, devem ser sinalizadas três dimensões: i) estas causas estruturais persistem em larga medida; ii) as políticas e as práticas educativas adotadas pelas escolas e pela administração central e local contribuíram fortemente para uma redução expressiva destes indicadores, iii) há, contudo, a possibilidade (diríamos, a necessidade) de organizar, de facto, a escola para gerar um sucesso plural para todos.

Este horizonte tem sido sinalizado por vários autores em várias obras. Sinalizamos aqui três contributos: Nova Organização Pedagógica da Escola Pública. Caminhos de possibilidades, da autoria de João Formosinho, José Verdasca e José Matias Alves, em que se explicitam os modos alternativos de organização das aprendizagens; a Promoção do sucesso educativo – estratégias de inclusão, inovação e melhoria, numa edição da Católica Editora, e um Ensaio de resgaste do labirinto escolar inserido nesta mesma publicação.

Estas (e outras publicações) têm tornado claros os caminhos para a necessária metamorfose e ilustrado os modos concretos de o fazer. Ainda recentemente, através do Despacho n.º 9128/2024 de 12 de agosto, o próprio Ministério da Educação reconhece a excessiva rigidez e uniformidade do sistema e procura instituir no ensino secundário uma segunda edição dos Projetos Piloto de Inovação Pedagógica. Saúdo a lucidez da visão, particularmente manifesta na criação de uma área curricular designada "Projeto Pessoal" e no incremento de muito maior flexibilidade e liberdade de aprender, já não podendo dizer o mesmo em relação à criação de uma nova disciplina de “Literacias”, perfeitamente dispensável porque incorporável no corpo curricular existente.

A possibilidade da regeneração de outras práticas de escolarização passa por trabalhar simultaneamente as seguintes variáveis da organização escolar:

i) um currículo mais aberto e flexível que possa responder à diversidade das pessoas (dos alunos) que frequentam hoje as nossas escolas. Os órgãos próprios das escolas (conselho geral, diretor, conselho pedagógico) devem ter a liberdade e o poder de organizar o currículo adotando o menu da oferta às necessidades dos alunos e dos contextos;

ii) um modo diverso de agrupar os alunos, não segundo a grade [a prisão] do ano de escolaridade e da turma, mas seguindo os níveis de proficiência dos estudantes;

iii) um modo diferente de alocar os professores aos alunos, criando condições efetivas para a organização e funcionando de equipas educativas, havendo muita literatura de base empírica que comprova a eficácia deste outro modo de docência.

iv) valorização de uma prática avaliativa mais focada na promoção das aprendizagens dos alunos do que na classificação e na seleção;

v) uma liderança de topo e intermédia que existe para servir os professores, apoiando, reconhecendo, valorizando práticas letivas amigas da exigência, da implicação, da personalização, das aprendizagens;

vi) uma gestão de tempos e de espaços que escapem às lógicas da “cadeia de montagem” e da segmentação que fazem das escolas mundos partidos, de isolamento e solidão;

vii) um recurso inteligente à “Inteligência Artificial”, usada para ensinar os alunos a fazer perguntas, a verificar a validade das respostas, a gerar feedback sobre as suas próprias aprendizagens;

É certo que há outras varáveis que têm de ser convocadas. As escolas e os professores serão certamente capazes de as imaginar, criar e monitorizar. Certamente incentivadas e apoiadas por uma administração central e local que saberá estar ao seu serviço.

José Matias Alves

Fonte: Público com acesso livre
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Outros / Candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos
« Última mensagem por Sininho em 01/09/2024, 10:54 »
Candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu as candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT 2024-25).

Até ao próximo dia 24 de setembro (23h59), estão abertas as candidaturas destinadas a entidades associativas sem fins lucrativos, que tenham no seu objeto a promoção e o desenvolvimento da prática desportiva.

Esta edição visa apoiar programas de desenvolvimento desportivo que promovam a generalização da prática desportiva de âmbito informal, recreativa ou competitiva (não federada), entendida como uma atividade determinante na formação e no desenvolvimento integral dos/as cidadãos/ãs, na promoção da inclusão pelo Desporto e na melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar.

As candidaturas online só podem ser apresentadas após efetuar o registo único, do utilizador e da entidade candidata no link https://bdu.ipdj.gov.pt/ . Este processo vai permitir o acesso à plataforma de candidaturas. O seu registo terá de ser validado por parte do IPDJ, podendo demorar até 24h úteis. Após efetuar o registo, a candidatura deverá ser efetivada em Plataforma SIEC (Questões e apoio relativo ao registo das entidades, podem ser endereçadas por email para registounico@ipdj.pt ).

Qualquer questão adicional relativa ao PNDpT 2024/25, poderá ser encaminhada para o e-mail desportoparatodos@ipdj.pt .Para um apoio mais personalizado, poderá, como sempre, contactar diretamente as Técnicas de Desporto desta Direção Regional, Susana Fialho, Sónia Picamilho e Paula Soares, através do telefone 289891820 ou pelo e-mail: faro@ipdj.pt.

Fonte: INR
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Estudo conclui que o destaque limitado aumenta a compreensão da leitura

Se percorrer o livro de texto ou a leitura digital de um estudante médio, verá provavelmente riscos multicoloridos espalhados por todo o lado. No entanto, uma nova investigação revela que o realce excessivo pode ser mais prejudicial do que benéfico.

Os investigadores de Waterloo são excelentes na criação de novas tecnologias, na investigação das interações homem-tecnologia e na exploração de formas de atenuar os danos. Por isso, não é de admirar que dois cientistas informáticos de Waterloo tenham investigado se a tecnologia que controla o número de palavras que um utilizador pode realçar pode afetar a sua compreensão da leitura.

O trabalho valeu à dupla o prémio de melhor artigo na Conferência sobre Factores Humanos em Sistemas Informáticos (CHI 2024), uma das conferências de topo em ciências informáticas e a principal conferência internacional de IHC.

A pesquisa, “Constrained Highlighting in a Document Reader Can Improve Reading Comprehension”, foi publicada nos Anais da Conferência CHI sobre Fatores Humanos em Sistemas de Computação.

“Há muitas teorias em psicologia que mostram que ter restrições é realmente benéfico, especialmente para encorajar a criatividade”, diz Nikhita Joshi (MMath '20), uma estudante de doutoramento especializada em investigação de interação humano-computador (HCI) na David R. Cheriton School of Computer Science.

“Tradicionalmente, as restrições de software eram utilizadas principalmente para a proteção contra erros. No entanto, a minha investigação centra-se na utilização de restrições para influenciar resultados positivos para os utilizadores, a que chamo 'interações limitadas'.”

Estas teorias inspiraram Joshi e o seu supervisor, o Dr. Daniel Vogel, a recrutar 127 participantes para lerem um conto. Após 24 horas, completaram um teste de compreensão de leitura, respondendo a 20 perguntas de escolha múltipla em cinco minutos. Os participantes foram divididos em três grupos: sem destaques, destaques limitados a 150 palavras e destaques ilimitados.

A dupla optou por esta restrição depois de ter realizado uma experiência semelhante em que foram atribuídas aos participantes diferentes condições, tais como 50 palavras, 150 palavras e 250 palavras. O grupo limitado a 150 palavras obteve os melhores resultados nos testes, o que conduziu a direcções de investigação promissoras.

Para este estudo, Joshi concebeu um leitor de documentos baseado na Web utilizando React JS em JavaScript, que alojou as interfaces de leitura e de teste. Esta ferramenta pode notificar o número de palavras que um utilizador destaca e se está a exceder o limite.

Nomeadamente, o grupo com destaques limitados obteve a melhor pontuação no teste de compreensão de leitura, com pontuações 11% superiores às do grupo com destaques ilimitados e 19% superiores às do grupo sem destaques. Esta diferença é equivalente a um ou dois graus de letras. Também não se verificaram diferenças visíveis no tempo de leitura de cada grupo, o que demonstra que as restrições de realce não impedem a exigência mental, o esforço ou a frustração do utilizador.

Esta investigação foi a primeira a provar que o realce restrito pode aumentar a compreensão da leitura. É também a primeira a explorar as restrições da interface do utilizador para a marcação de texto. O realce excessivo tem sido um problema de longa data na pedagogia. Embora muitos investigadores tenham proposto soluções como a formação presencial em autorregulação, esta pode ser morosa e cansativa. Por conseguinte, esta tecnologia inovadora pode ser uma solução mais rápida e fácil para melhorar os hábitos de estudo.

Num questionário de acompanhamento, a maioria dos participantes afirmou que a tampa os levou a concentrarem-se nas partes mais importantes da história. Os seus destaques eram mais curtos e centravam-se em palavras-chave como os substantivos, que são estratégias recomendadas por alguns centros de aprendizagem universitários.

O que mais surpreendeu os investigadores foi o facto de alguns participantes se mostrarem relutantes em apagar os destaques, apesar de terem essa opção. Em vez disso, foram mais cuidadosos, adoptando diferentes tácticas como “destacar um substantivo no início da frase e usá-lo como marcador para consultar mais tarde no documento”, partilha Joshi.

Esta investigação surge numa altura em que as pontuações de literacia estão a diminuir em todo o mundo. “Há preocupações de que o desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos possa estar a diminuir, especialmente com o desenvolvimento de ferramentas como o ChatGPT”, afirma Joshi. “A leitura é fundamental para outras competências cognitivas como a autorreflexão, a autorregulação e o pensamento crítico. Tudo isso é muito importante para a inteligência humana”.

No futuro, o grupo poderá lançar um protótipo do seu trabalho atual. Joshi também quer realizar uma experiência semelhante, mas com documentos de não ficção, como artigos académicos ou notícias. No entanto, ela iria investigar e impor uma condição diferente, uma vez que 150 palavras podem ser demasiado restritivas para uma leitura longa e complexa.

Uma ideia é ter um limite relativo à estrutura do documento. “Em vez de termos um limite abrangente para todo o documento de investigação, dividi-lo-íamos em diferentes secções”, diz ela. “Talvez a secção de trabalhos relacionados possa ter um limite de destaque mais baixo, mas as secções de resultados poderiam ter um limite mais elevado, uma vez que essa é a parte mais importante do artigo.”

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Fonte: Phis Org por indicação de Livresco
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Macacos saguis têm nomes que usam na comunicação entre si, conclui estudo

SIC Notícias
Lusa
1 set 2024 09:30



Mark Newman

Uma equipa de investigação da Universidade Hebraica de Jerusalém registou "conversas normais entre pares de saguis", bem como interações entre os animais e um sistema informático. Os cientistas descobriram que estes macacos usam os chamamentos para se dirigirem a indivíduos específicos.

Os macacos também têm nomes, que usam na comunicação entre si para se chamarem e distinguirem, revelou na sexta-feira uma equipa de investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, que estudou a interação destes animais.

De acordo com o novo estudo, publicado na revista Science, os macacos saguis usam cânticos específicos para se chamarem e identificarem uns aos outros (chamamentos phee).

Os cientistas consideram que a descoberta pode fornecer "informações valiosas" sobre a evolução da linguagem humana.

"Nomear outros indivíduos é uma capacidade cognitiva altamente avançada, observada em animais sociais", lê-se no documento, em que se sublinha que até há pouco tempo era uma característica apenas conhecida em humanos, golfinhos e elefantes.

"Curiosamente, os nossos parentes evolutivos mais próximos, os primatas não humanos, pareciam não ter essa capacidade", destacam os investigadores.

A equipa de investigação, liderada por David Omer, do Centro Safra de Ciências do Cérebro, registou "conversas normais entre pares de saguis", bem como interações entre os animais e um sistema informático.

Os cientistas descobriram que estes macacos usam os chamamentos para se dirigirem a indivíduos específicos.

"Ainda mais interessante é que os saguis conseguiam discernir quando um chamamento era dirigido a eles e respondiam com mais precisão quando era", refere a universidade, em comunicado.

Chamamentos não são usados apenas para auto localização

Segundos investigadores, os chamamentos não são usados apenas para auto localização, como se pensava, e demonstram a complexidade da comunicação dos saguis.

"O estudo revela também que os membros da família dentro de um grupo de saguis usam registos vocais semelhantes para se dirigirem a indivíduos diferentes e emitem também sons semelhantes para codificarem nomes diferentes, assemelhando-se ao uso de nomes e dialetos em humanos", referem os autores do trabalho.

De acordo com a mesma fonte, esta aprendizagem parece ocorrer mesmo entre saguis adultos sem parentesco sanguíneo, sugerindo que aprendem "tanto os rótulos vocais, como o dialeto de outros membros do seu grupo familiar".

Os cientistas acreditam que esta marcação vocal pode ter evoluído para ajudar os saguis a permanecerem ligados no denso habitat da floresta tropical, onde a visibilidade é muitas vezes limitada: "Ao usarem estas ligações podem manter os laços sociais e o grupo coeso".

Os saguis vivem em pequenos grupos monogâmicos e cuidam juntos dos filhotes, tal como os humanos.

"Estas semelhanças sugerem que enfrentaram desafios sociais evolutivos comparáveis aos dos nossos primeiros antepassados pré linguísticos, o que os pode ter levado a desenvolver métodos de comunicação semelhantes", nota o coordenador do estudo, citado no comunicado.

A informação recolhida aponta para o desenvolvimento de mecanismos cerebrais complexos entre os saguis, "potencialmente análogos aos que eventualmente deram origem à linguagem nos humanos".





Fonte:sapo.pt                     Link: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/macacos-saguis-tem-nomes-que-usam-na_66d4268e67e2e15893bca37b
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Como atletas da Ucrânia, potência nos Jogos Paralímpicos, treinaram em meio à guerra


Danylo Chufarov competindo no Campeonato Mundial de Natação do IPC de 2013, em Montreal.Crédito,Getty Images
Legenda da foto,O nadador Danylo Chufarov sobreviveu a ataques com bombas em Mariupol
Article information
Author,Andy Swiss
Role,BBC Sport
29 agosto 2024
"Eu estava pronto para morrer. A probabilidade de morrer era tão alta que você tinha que se conformar com isso.”

Em 2022, a cidade natal de Danylo Chufarov, Mariupol, estava sitiada. Por três semanas, enquanto as bombas caíam ao seu redor, ele sobreviveu com pouca comida, água da chuva e sem eletricidade.

A casa dele foi destruída, junto com a maioria de seus pertences. Ele não treinou por seis meses.

Mas, em 2023, tornou-se tricampeão mundial — com os melhores resultados de sua longa carreira na natação.

O atleta foi indicado ao conceituado prêmio Laureus, posando para fotos no tapete vermelho com o astro do tênis Novak Djokovic e o jogador de futebol do Real Madrid Jude Bellingham, um dos principais nomes da seleção da Inglaterra.


9 atletas para ficar de olho nos Jogos Paralímpicos de Paris
Um tanque ucraniano

"Podemos mostrar que estamos prontos para lutar", ele sorri.

"Meu país vai lutar no campo de batalha — e nós vamos lutar no esporte. Essa é a nossa missão."

Legenda da foto,Chufarov posou, em abril, ao lado do tenista Novak Djokovic, dono de 24 títulos em Grand Slams


Como regra geral, o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos reflete em grande parte o dos Jogos Olímpicos.

Nos últimos Jogos Paralímpicos de verão em Tóquio, China, Grã-Bretanha, EUA, Rússia (competindo sob a bandeira do Comitê Paralímpico Russo) e Holanda foram as nações com melhor desempenho.

Um mês antes, todas haviam terminado entre as sete primeiras no quadro de medalhas Olímpico.

Mas o próximo país na lista paralímpica era a Ucrânia.

Os ucranianos ganharam 98 medalhas paralímpicas em Tóquio, ficando em sexto lugar.

Só que, nos Jogos Olímpicos, apenas algumas semanas antes, eles haviam terminado em 44º.

Isso está longe de ser um fato isolado. Na verdade, a Ucrânia pode reivindicar o título de nação paralímpica mais bem-sucedida de forma consistente do mundo.

Nos últimos dez Jogos Paralímpicos — incluindo as edições de verão e inverno — desde 2004, a Ucrânia terminou entre os seis primeiros em todos os quadros de medalhas.

Nenhum outro país no mundo conseguiu este feito.

Os ucranianos competiram nos Jogos de Inverno de Pequim 2022, apesar do seu país ter sido invadido apenas alguns dias antes.

Depois de uma viagem de quatro dias até Pequim, as imagens de seus atletas pedindo "paz para a Ucrânia" repercutiram em todo o mundo.

De alguma forma, eles terminaram em segundo lugar no quadro de medalhas, à frente de potências com tradição nos esportes de inverno como França, Canadá e Estados Unidos.


Getty Images

Legenda da foto,Os Jogos Paralímpicos de inverno de 2022 começaram pouco mais de uma semana após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia. Valeriy Sushkevych, presidente do Comitê Paralímpico, fez parte dos protestos da Ucrânia durante o evento
Os desafios que os atletas da Ucrânia enfrentam desde 2022 são muito grandes.

Chufarov diz que as sequelas do que vivenciou em Mariupol vão sempre acompanhá-lo.

"Perdi alguns quilos, mas isso não reflete meu estado mental quando deixei a cidade. Acredito que esse trauma vai ficar comigo para sempre", afirma.

Agora, ele treina em uma piscina perto de Dnipro. É uma das poucas instalações perto dele que não foram destruídas ou ocupadas pelo Exército russo.

No entanto, o local fica a menos de 160 quilômetros da linha de frente de combate.

"Há alertas de ataque aéreo o tempo todo", ele conta.

"Temos que fugir para os abrigos antiaéreos — e também há falta de eletricidade. Essas são as condições em que temos que treinar."


Crédito,Arquivo pessoal

Legenda da foto,O apartamento de Chufarov, em Mariupol, foi destruído por bombardeios russos
O homem por trás do sucesso extraordinário da Ucrânia é o presidente do Comitê Paralímpico, Valeriy Sushkevych.

Ele desenvolveu um programa chamado Invasport, que criou instalações especializadas em esportes voltados para pessoas com deficiência em todas as regiões do país.

Mas esta infraestrutura, como muitas outras coisas na Ucrânia, foi gravemente danificada.

De acordo com Sushkevych, 500 instalações esportivas para pessoas com deficiência da Ucrânia foram destruídas.

Ele descreve os preparativos para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 como "terríveis", com os atletas privados de sono por causa das sirenes de ataque aéreo que soam a noite toda.

"Há perigo físico de bombas e foguetes todos os dias, às vezes a cada hora", diz ele.

"De que tipo de preparação podemos falar quando as pessoas treinando ao ar livre veem foguetes voando — e sabem que esses foguetes estão voando para matar pessoas e matar seus parentes?"

Ele acredita que vai ser difícil repetir o sucesso da Ucrânia nos últimos Jogos.

"A vitória geralmente depende do estado emocional do atleta. Digamos, por exemplo, que um atleta prestes a começar uma competição descobre que 10 minutos antes, houve um ataque aéreo na Ucrânia perto da sua família."

"Nossos atletas vão precisar ser fortes como nossos soldados."

Muitos atletas foram forçados a viajar para o exterior, com todo o estresse pessoal inevitável e a interrupção do treinamento que isso acarreta, especialmente porque seus técnicos geralmente não podem ir com eles.

A nadadora Anna Hontar, de 20 anos, agora mora na Finlândia após ter fugido da cidade ocupada de Kherson.

Ela ficou presa dentro de casa por um mês, e o pai dela fez uma academia improvisada para ela.

"Ele colocou borracha sobre algumas barras na parede, e eu podia imitar o nado livre, borboleta e costas", relembra.

"Era muito perigoso sair [de casa]. Havia combates nas ruas."


Getty Images

Legenda da foto,Hontar conquistou o bronze nos 50m livre S6 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio — e ganhou o ouro na prova nos dois Campeonatos Mundiais subsequentes, na Madeira, e, em Manchester
Ao chegar à Finlândia, seu maior choque foi a quantidade de nev.

"Era muito alta. Temos só um pouco na Ucrânia", conta.

Mas a natação não parece ter sofrido. Assim como Chufarov, ela também ganhou o ouro no Campeonato Mundial, em Manchester, no ano passado.

Esses campeonatos não contaram com nenhum nadador russo — eles foram proibidos de competir. Nos Jogos Paralímpicos de Paris, isso deve mudar.

O Comitê Paralímpico Internacional diz que espera que 90 atletas russos compitam sob bandeira neutra. Nos Jogos Olímpicos, apenas 15 atletas russos participaram.

Os atletas ucranianos relatam incômodo em competir contra adversários russos.

"Nadar não é um ato político — mas talvez seus pais ou tios [de atletas russos] tenham ido para o nosso país. É muito difícil", diz Hontar.

Pergunto se isso dá a ela uma motivação extra para vencer nos Jogos Paralímpicos.

"Sim", ela responde de imediato.

"Quero lutar pela Ucrânia, pela minha família e pela nossa equipe paralímpica. Quero lutar."


Anna Hontar sentada em cadeira de rodas em frente a um monte de neve na Finlândia.Crédito,Arquivo pessoal
Legenda da foto,Hontar se mudou de Kherson, cidade ucraniana capturada nos primeiros dias da guerra, para a Finlândia
Outros atletas encontraram suas próprias maneiras de contribuir para o esforço de guerra.

Após a invasão, o esgrimista em cadeira de rodas Andrii Demchuk cruzou a fronteira para a Polônia com a esposa e os dois filhos.

Após instalar a família em Varsóvia, ele começou a ajudar outros refugiados ucranianos. Ele os transportou da fronteira para a capital polonesa, antes de retornar com tendas, sacos de dormir e equipamentos para o Exército ucraniano.

Ele também entregou jipes na fronteira — de uma maneira pouco convencional.

Como teve uma perna amputada, Demchuk normalmente dirige carros automáticos. Só que os jipes eram manuais.

"Foi um pouco problemático porque eu não tenho uma perna para empurrar a embreagem", diz ele.

Então, engenhosamente, ele usou sua espada de esgrima.

"Um florete [arma que deriva das espadas] quebrado pode empurrar a embreagem perfeitamente", ele explica, demonstrando sua técnica com uma espada imaginária.

"Entreguei sete jipes dessa forma."

Acompanhado por dois amigos esgrimistas poloneses, Grzegorz Pluta e Stefan Makowski, ele também começou a visitar escolas locais.

"Percebemos que precisávamos unir as crianças polonesas e ucranianas", diz Demchuk.

"As crianças ucranianas estavam traumatizadas, e havia algumas diferenças."

Eles visitaram cerca de 40 escolas e conversaram com cerca de 10 mil crianças.

"Queríamos mostrar às crianças como o esporte pode fazer você esquecer dos problemas, e que pessoas com deficiência não desistem e ainda podem romper barreiras."

Neste momento, Demchuk percebeu que, se não voltasse a treinar, não se classificaria para os Jogos Paralímpicos.

Então, Pluta e Makowski o convidaram para treinar em um clube em Varsóvia.

A maioria dos esgrimistas paralímpicos da Ucrânia teve que deixar sua terra natal e vive em circunstâncias semelhantes.

Demchuk treinou uma de suas companheiras de equipe, Nadiia Doloh, depois que o treinador dela não pôde acompanhá-la até a Polônia.

Apesar dos contratempos, a equipe de esgrima em cadeira de rodas da Ucrânia terminou no topo do quadro de medalhas no Campeonato Europeu deste ano.


Crédito,Arquivo pessoal

Legenda da foto,Demchuk fazendo uma apresentação de esgrima em cadeira de rodas em escola na Polônia
Demchuk já voltou à sua cidade natal, Lviv, onde assumiu outra função no hospital militar.

Ele conversa com militares feridos sobre como se adaptar a viver com uma prótese.

"Eu digo a eles que a vida continua — e que você não precisa se preocupar", relata.

"Não fique deprimido, não use álcool ou outras substâncias — apenas seja ativo desde o início. Eu os conquistei porque sou um esportista e um amputado, então eles confiaram em mim."

E embora seus pensamentos estejam focados agora nos Jogos de Paris, ele também não deixa de pensar em seus compatriotas. Depois de ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016, ele dedicou a vitória a dois amigos que foram mortos durante incursões anteriores da Rússia na região de Donbas.

Demchuk conta que perdeu muito mais amigos durante o conflito atual.

Será que ele vai estar pensando neles quando competir em Paris?

"O problema é que, se eu pensar nos meus amigos — e na guerra —, não vou vencer por causa das emoções...", ele explica, com a voz brevemente embargada.

"Na esgrima, se você sentir essa emoção, não é bom. Você vai perder a luta antes mesmo de começar."

Mas e se você ganhasse uma medalha?

Ele junta as mãos, sorri e olha para o céu.

"Eu espero."



Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgl254ezjz7o


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“Fiquei sem movimento e com a cara enfiada dentro de água” — Jovem fica tetraplégico após mergulho
Jovem sofreu um acidente na praia em março de 2008, saltou de uma ponte para a água e bateu com a cabeça

16:42 26 Agosto, 2024 | SIC

Gerson Rodrigues tinha 23 anos quando sofreu um acidente numa praia, na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Um mergulho mal calculado no Pontão de Santa Maria transformou-lhe a vida para sempre.

Gerson teve esperança que as consequências do acidente não fossem muito graves, mas as condições em que foi transportado e posteriormente atendido, agravaram a situação.

O choque do diagnóstico atingiu-o de forma violenta, mas quando chegou a Portugal teve todos os cuidados médicos que necessitava. O lado empreendedor levou-o a nunca desistir, dedicou-se ao desporto adaptado, tem uma namorada e sonha, um dia, ser pai…

“Era uma brincadeira que eu fazia com muita frequência (…) acreditava que fosse algo passageiro”



Veja mais aqui:  https://sic.pt/programas/julia/fiquei-sem-movimento-e-com-a-cara-enfiada-dentro-de-agua-jovem-fica-tetraplegico-apos-mergulho/

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Boccia / Famalicão: Caminhada solidária a Balasar para ajudar o Rui Silva
« Última mensagem por migel em 01/09/2024, 10:02 »
Famalicão: Caminhada solidária a Balasar para ajudar o Rui Silva
Agosto 27, 2024 6:53 pm



Rui Silva, atleta federado da Associação de Boccia e campeão nacional da modalidade, está a promover uma caminhada solidária, de Ribeirão a Balasar.
A iniciativa, que se realiza na manhã do dia 14 de setembro, visa a angariação de fundos para a aquisição de uma carrinha adaptada para o Rui, que reside na Casa Santa Maria, do Centro Social e Paroquial de Ribeirão.
A inscrição tem o custo de 5 euros com oferta de uma t-shirt + água. A caminhada tem início às 8 horas, em frente à Junta de Freguesia de Ribeirão.



Mais informações: https://gofund.me/8f941411
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